O que é a PHDA

Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA)

A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) é uma condição do neurodesenvolvimento que começa na infância e persiste frequentemente ao longo da vida. Envolve padrões persistentes de desregulação da atenção, hiperatividade e/ou impulsividade, que não se explicam pelo nível de desenvolvimento da pessoa e têm impacto real no dia a dia.

Pode influenciar várias áreas da vida — da escola ao trabalho — mas também revelar formas únicas de pensar, criar e resolver problemas.

Não é um défice — é uma desregulação da atenção.

O que é (e o que não é)

Apesar do nome, a PHDA não é falta de atenção: é uma dificuldade em regular e direcionar a atenção.

Podem existir momentos de grande distração e outros de atenção intensa (hiperfoco), em que é difícil parar o que se está a fazer ou mudar de tarefa.

Estudos recentes* apontam para uma prevalência da PHDA de:

  • 7,6% nas crianças
  • 5,6% nos adolescentes
  • 3.1% nos adultos

As percentagens variam conforme os critérios e metodologias usadas, mas mostram que a PHDA é frequente e relevante.

Impacto no dia a dia

Muitas pessoas com PHDA referem impactos positivos e negativos.

As dificuldades podem manifestar-se em várias áreas:

  • Contexto escolar e profissional;
  • Gestão financeira, doméstica e familiar;
  • Estilo de vida e hábitos de saúde.

Ao nível emocional e social, é comum:

  • Dificuldade na regulação emocional;
  • Baixa autoestima;
  • Impulsividade;
  • Desafios nas relações interpessoais.
Estes impactos não resultam apenas das características da PHDA, mas também da falta de compreensão, estratégias e apoio adequado ao longo da vida.

Principais características

A PHDA manifesta-se de forma diferente em cada pessoa, dividindo-se as dificuldades em dois domínios principais:

Desatenção

Dificuldade em regular a atenção, planear, organizar e gerir o tempo.

  • Começar várias tarefas sem as concluir;
  • Perder objetos;
  • Esquecer compromissos (ou depender excessivamente da agenda);
  • Chegar atrasado;
  • Adiar tarefas longas ou monótonas;
  • Ter dificuldade em planear e seguir instruções.

Hiperatividade / Impulsividade

Desafio em parar, esperar ou moderar ações e emoções. Pode haver agitação física ou mental e tendência a agir antes de refletir.

  • Falar muito;
  • Interromper;
  • Ser impaciente;
  • Tomar decisões por impulso;
  • Sentir necessidade constante de movimento;
  • Ficar tenso ao tentar controlar a agitação.

Nas crianças, a hiperatividade surge mais através do movimento e da fala. Nos adultos, tende a transformar-se em inquietação interna e dificuldade em relaxar.

Tipos de apresentação

    A PHDA pode assumir diferentes formas, conforme o domínio mais afetado. Nem todas as pessoas têm dificuldades nos dois — em alguns casos, os desafios surgem apenas num deles. Estas apresentações podem mudar ao longo da vida:
  • Predominantemente Desatenta: dificuldades marcantes essencialmente na atenção.
  • Predominantemente Hiperativa-Impulsiva: desafios significativos essencialmente na hiperatividade e impulsividade.
  • Combinada: dificuldades relevantes nos dois domínios.

Para além dos critérios

Os critérios de diagnóstico não captam toda a experiência de quem vive com PHDA. Muitas pessoas relatam também:

  • Desregulação emocional;
  • Baixa autoestima;
  • Procrastinação;
  • Dificuldade em iniciar tarefas;
  • Troca frequente de interesses;
  • Perceção alterada do tempo;
  • Hiperfoco;
  • Diferenças sensoriais;
  • Alterações do sono;
  • Necessidade constante de estímulo;
  • Sensibilidade à rejeição.

Forças e potencialidades

Apesar dos desafios, muitas pessoas com PHDA reconhecem também características positivas, como:

A investigação das forças associadas à PHDA ainda é limitada, mas reforça a importância de uma visão equilibrada — reconhecendo tanto as dificuldades como as potencialidades.

Causas

A PHDA não tem uma causa única — tem origem multifatorial. Grande parte é explicada por fatores genéticos (70–80%), embora ainda não estejam identificados todos os genes envolvidos.

Fatores ambientais precoces podem também estar associados:

A PHDA não é causada por falta de disciplina ou má educação, mas por um modo diferente de funcionamento do cérebro.

Uma diferença, não um erro.

A visão da Brainstorm

Na Brainstorm, entendemos a PHDA segundo o paradigma da neurodiversidade: as diferenças neurológicas fazem parte da variação natural da espécie humana.

A PHDA não é falta de esforço, preguiça ou má educação, mas um modo distinto de o cérebro processar o mundo.

Quando compreendida e valorizada, pode tornar-se uma fonte de criatividade, empatia e inovação. Quando não é reconhecida nem acomodada, pode gerar consequências sérias:

  • Maior risco de exclusão e estigma;
  • Abandono escolar e dificuldades laborais;
  • Subaproveitamento de competências;
  • Abuso de substâncias e comportamentos de risco;
  • Acidentes e custos económicos para a comunidade.

Conclusão

A PHDA também traz potencialidades e vantagens evolutivas — contextos onde o pensamento rápido, a criatividade e a energia são verdadeiras forças.

Com diagnóstico adequado, apoio e aceitação, é possível transformar:

  • o caos em inovação,
  • a hiperatividade em entusiasmo,
  • e a impulsividade em ação.
Compreender a PHDA é o primeiro passo para viver com ela — e não contra ela.

*Ayano, G., Tsegay, L., Gizachew, Y., Necho, M., Yohannes, K., Abraha, M., Demelash, S., Anbesaw, T., & Alati, R. (2023). Prevalence of attention deficit hyperactivity disorder in adults: Umbrella review of evidence generated across the globe. Psychiatry Research, 328(328), 115449. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2023.115449

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