Quem somos
VISÃO
Tornar-se a principal referência na promoção da consciencialização, apoio e inclusão de pessoas com PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção) em Portugal, contribuindo para uma sociedade mais informada, inclusiva, igualitária, que reconhece, valoriza e tira partido da neurodiversidade.
MISSÃO
Defender os interesses da comunidade PHDA, dando-lhe voz, promovendo políticas inclusivas e a consciencialização pública necessária.
Apoiar pessoas com PHDA e quem as rodeia intervindo a nível individual, social e comunitário, facultando os recursos para tal necessários, visando melhores oportunidades e qualidade de vida.
OBJETIVOS
- Promover o conhecimento e a literacia em saúde sobre a PHDA, tanto entre os profissionais de saúde e educação, como entre as empresas e a população em geral.
- Combater a estigmatização, desinformação e barreiras à inclusão da população PHDA.
- Apoiar a população PHDA na educação, na carreira profissional, no acesso a cuidados de saúde, bem como em outras áreas relevantes para o seu bem-estar.
- Melhorar o acesso aos serviços de diagnóstico e acompanhamento da PHDA e a sua qualidade.
- Fomentar a troca de experiências e a interação entre pessoas com PHDA.
- Intervir junto de organismos públicos e privados fomentando a adoção das leis e políticas públicas existentes, visando a adaptação de metodologias escolares, mudança de paradigmas no local de trabalho e outras áreas relevantes para uma real inclusão de pessoas com PHDA.
- Fomentar a criação de leis e políticas públicas que garantam acesso ao diagnóstico, tratamento, medicação e todas as adaptações médicas, educacionais e laborais necessárias para promover o desenvolvimento das capacidades, a dignidade, a equidade e o respeito pelas características das pessoas com PHDA.
- Fomentar a criação de leis e políticas que contribuam para a consecução dos demais objetivos, assim como contribuir para a elaboração de programas apontados à sensibilização das principais estruturas educativas, de saúde, e de inclusão e apoio social.
- Adotar a prática baseada na evidência como pilar fundamental da sua atividade.
A Brainstorm
A Brainstorm – Associação Portuguesa de PHDA é uma associação de auto-advocacia da Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção que está a trabalhar nos bastidores para se lançar em 2025.
Foi criada por e para pessoas com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e aquelas que com elas lidam. Pretende promover a consciencialização, apoio e inclusão dessa comunidade em Portugal, enquanto ajuda a construir uma sociedade mais informada e inclusiva que reconhece, valoriza e tira partido da neurodiversidade.
A Brainstorm quer apoiar indivíduos com PHDA e os que os rodeiam, facilitando o acesso a recursos e serviços que possam melhorar a sua qualidade de vida e as oportunidades de educação e emprego. Através da promoção do conhecimento e da literacia em saúde, a associação fomentará a troca de experiências e estimulará a investigação, contribuindo para assegurar que as necessidades desta comunidade sejam atendidas e que a inclusão se torne uma realidade em todos os setores da sociedade.
Fundadores
Anaile Ramos
Bárbara Guedes
Frederico Roldão
Maria Corrêa Nunes